segunda-feira, 28 de abril de 2014

Escola L.A.R.A. - Morgado, Monte da Luz

O Morgado (Monte da Luz) situa-se em Aljustrel, Alentejo, Portugal, no Planeta Terra.
É uma Propriedade Rústica de 130ha, onde se desenvolvem diversas Actividades Multidisciplinares e Complementares que nos podem ajudar a re-ligar à Mãe Natureza (ao seu ritmo e aos seus ciclos) que nos Guia e Ensina a Nossa Missão, numa Terra em Harmoniosa Evolução Natural. Fluímos com a Lei da Vida. 

Circulo de Conceitos e Práticas que nos Inspiram e Orientam:
Desenvolvimento Integral e Transpessoal (plano físico, mental, emocional e espiritual), Comunicação Autêntica e Não Violenta (de Coração para Coração), Atenção Plena, Druidismo, Zen, Permacultura, Permapicultura, Transição, Reiki, Agricultura Natural e Regenerativa, Keyline, Educação e Saúde Holística;


O Monte é, no essencial, um Espaço Sagrado de Aprendizagem, é uma Escola que promove um Profundo Respeito pela Terra.

Valorizamos o Poder da Meditação, da Caminhada, da Respiração Consciente, do Silêncio e do Sentir Contemplativo para Agir de forma a Melhorar o Espaço, pensando no Presente e no Futuro (nas Gerações Futuras).
As nossas acções devem melhorar a Qualidade Holística e Energética do Solo, da Água, das Árvores, dos Alimentos, das Plantas e dos Animais. É um Espaço de Cura e Purificação.


"O Alentejo possui um clima propenso a uma enorme biodiversidade e produtividade, a sua potencial abundância de água subterrânea (que depende de solos saudáveis e cobertura orgânica contínua) colmata a seca estival e possibilita um período de crescimento contínuo todos os anos. Fenómeno que é imperceptível nas explorações agrícolas modernas.

Se substituirmos a medição da produção ao peso (kg/t) pelo conteúdo nutritivo e energético(kcal) dos produtos finais verificamos que os resultados da agricultura mecanizada intensiva e monocultural são insatisfatórios e o seu desempenho é extremamente ineficiente.

Há mais de 20 anos que a União Europeia tem financiado a pesquisa científica dos sistemas de agricultura de baixo input (LIFS), e as conclusões são claras: o uso integrado dos recursos presentes no próprio terreno, a protecção integrada, a gestão dos solos e da água, a adaptação dos cultivos ao clima e às propriedades do terreno e o uso de policulturas é o caminho a seguir para a agricultura.

Para além do baixo consumo de recursos externos, estes sistemas agrícolas são em média mais produtivos, resistentes a fenómenos climáticos extremos e potenciadores de serviços ambientais cruciais. Do ponto de vista económico favorecem as economias locais, mantendo o valor na comunidade através da valorização dos recursos endémicos e uso de mãodeobra residente", por Pedro Horta - principal mentor e um dos fundadores da AACR.

Neste momento há sub-projectos e diversas actividades a decorrer sob o Espirito Essencial do Espaço:

- A Escola da Grande Árvore - actual núcleo e Coração central da propriedade, representa o projecto inicial e uma da fontes de inspiração, aprendizagem...é um Santuário.

- A Horta Palma - projecto que vai revitalizar/regenerar a antiga e famosa "Horta do Morgado" : )

- Apicultura - As abelhas são essenciais, o seu bem estar e Felicidade é uma prioridade...

- Felicidade, Bem Estar e Produção Animal - transversais a quase todo o Espaço são os nossos ovinos, representando muito do passado recente do Morgado, os animais são também nossos aliados na recuperação e regeneração da Terra - promovemos um Pastoreio Holístico e Rotativo;

Também já contamos com duas jovens poldras, a Estrela e a Lua. Dentro do possível, estamos dispostos a acolher mais animais, promovendo também aqui a biodiversidade :) embora procurando não perder de vista o Equilíbrio das Forças/Elementos Naturais no Monte (e toda a sua cada vez mais rica e diversa fauna e flora).

 A Escola L.A.R.A. no Morgado, Monte da Luz promove a Reflorestação, o "combate" à Desertificação e a Biodiversidade.

Apoia e Protege o Renascimento da Floresta Natural (principalmente diversas variedades de Azinheiras, de várias idades vão proliferando), a Plantação de outras espécies Florestais, "Ornamentais" e de Fruto - Agro-Floresta.
Potencia-se a Variedade e a consequente Resiliência, Sustentabilidade dos Ecossistemas.

Protege-se, Alimenta-se e Regenera-se o Solo - Observa-se e Apoia-se o Processo de Sucessão (re-criação) Natural. Planta-se, Semeia-se Hortícolas, Plantas Silvestres, Aromáticas e Medicinais (Forest Gardens).

A Biodiversidade e Abundância Natural é Apaixonante e Infinitamente Rica e Bela.Trabalhando realmente Com a Natureza (a favor) cada cm de Terra pode conter cada vez mais água, cada vez mais Vida.

Num Futuro próximo pretendemos promover a Bio Construção (o espaço habitacional no Monte está também em Transição/Evolução e precisa também de Cura, Limpeza e Regeneração). Precisamos de Construir/Reconstruir Infraestruturas de Apoio - Cozinha, Sala de Formação, Alojamentos e WC secas...

Outra Área com Potencial a Desenvolver é o Desenho e Construção de Paisagens Aquáticas - Aquacultura;

O Monte é um Ambiente de Aprendizagem único, Vivo e em constante mutação, o Trabalho e a Presença no Espaço incentiva e promove o Desenvolvimento das Qualidades Intrínsecas do Ser Humano.
Recupera-se e Fomenta-se a Intuição, a Liberdade Criativa e Artística...num Trabalho realmente Humano...a Alquimia Interior e Exterior acontece...

Vive - se a Beleza do Sonho do Coração e Promove -se a Iluminação da Consciência.

L.A.R.A. - Lições, Acções e Revelações para Alquimistas - A Transformação Alquimica do Monte da Luz começa e Ser uma Realidade...este Planeta pode ser um Belo e Paradisíaco Habitat Humano...
...saibamos Nós recuperar o Nosso "Nicho Ecológico" e Compreender, ganhar Consciência da Missão Divina que temos Capacidade de Realizar...

Namasté - "Que o/a Deus (a) em Mim, Comunique com o/a Deus (a) em Ti"

José Parreira (JP)

915981672
966368199
zparreira@gmail.com
http://lordschattenjager.blogspot.com  

"E vós que pensais procurar-me, sabei que a vossa busca e anseio de nada vos valerão se não conhecerdes o mistério: se aquilo que procurais dentro de vós não o encontrardes, em parte alguma o encontrareis" Instrução da Deusa

“Todos nós Somos Alunos, Mestres e Obreiros.”
“Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto como nós”.
Richard Bach



Sem comentários:

Enviar um comentário